aniversário na quarentena

Festa de aniversário na quarentena

Festa de aniversário na quarentena

 

Nenhuma circunstância é motivo para não celebrar o aniversário de um filho, tampouco de qualquer outra pessoa que amamos e nos é importante.

Isso porque celebrar independe de verba financeira ou momento apropriado. Celebramos a vida e agradecemos por poder experimentar o amor – o único sentimento que faz nossa existência valer a pena.

Chinesi mora longe da família (tios, avós e primos) – uma parte mora em Nova Odessa e outra em Potirendaba (cidades separadas por aproximadamente 400Km uma da outra).

Se já era difícil juntar todo mundo em tempos normais, com o Corona Vírus então…

Mas celebrar a vida é o que importa e isso independe do tamanho da festa e do quanto se gastará com ela. Se a mãe assar um bolo de fubá em casa e a família se reunir em festa para cantar “parabéns pra você” – isso já é o bastante para criar memórias positivas na vida da criança .

Eu me lembro com bastante alegria das festas de aniversário que minha mãe fazia para mim e para as minhas irmãs. Como ela sempre trabalhou muito, não tinha tempo para grandes preparações. Por isso ela comprava bolo inglês na padaria (aqueles bolinhos assados em formas de papel), cortava ao meio e recheava com creme de confeiteiro caseiro (creme espesso feito com leite + ovos+ açúcar + baunilha). Batia um chantili, cobria o bolo e espalhava bolinhas coloridas de confete de chocolate.

Seja em mim, seja nas minhas irmãs, a lembrança do bolinho feito pela minha mãe é forte até hoje.

Particularmente não atribuo valor a grandes festas, com mágicos e palhaços para animar a garotada. Prefiro que a data do aniversário seja marcada por um dia todo voltado para a criança com estimulação de todos os 5 sentidos: olfato, paladar, audição tato e visão.

  • Preparar com a criança o melhor brigadeiro do mundo, vai registrar na sua memória o cheiro gostoso de doce cozido (olfato e paladar)
  • As bolinhas rodando na palma das mãos sera para sempre ser lembrada como a atividade especial feita com a ajuda de todos da casa (tato).
  • Desligar a TV, colocar uma música e conversar em tom de alegria vai gerar na criança a lembrança de que no dia do seu aniversário sua audição foi inundada por sons agradáveis.
  • Limpar a casa, usar a melhor louça, colocar uma toalha limpa sobre a mesa, ajeitar os talheres, os guardanapos, acender uma vela, tomar banho, arrumar os cabelos, fazer uma maquiagem… são exemplos de como marcar para sempre a lembrança visual do dia do aniversário.
  • Eu reconheço que todas as minhas concepções acerca de festas podem ser deixadas de lado com o tempo – a Catarina tem só 2 anos e pode, no futuro, pedir por eventos mais elaborados. Mas o que quero dizer neste momento é que comemorar passa longe do luxo e que sim, é absolutamente possível a qualquer um celebrar com alegria o dia do aniversário de um filho – ainda que seja com um bolinho de fubá e um copo de água.

No fundo o que importa para a criança é sentir-se amada e acolhida – S Ó   I S S O!

Para o aniversário de 2 anos da Catarina, ocorrido no início da quarentena pelo Corona Vírus (23 de Março), tivemos que contar com a presença virtual da nossa família.

O WhatsApp permite a participação de uma ligação por vídeo com até 4 pessoas. Faz-se assim:

Selecione um dos seus contatos para uma chamada por vídeo. Depois, clique no ícone (+) no canto superior direito da tela do celular e convide mais 2 pessoas para participar da conversa.

No Skype é possível efetuar uma chamada de vídeo com até 50 pessoas.

Nossa decoração foi feita com pratinhos e copinhos de papel rosa, um bolo decorado com a Peppa Pig e alguns brinquedos espalhados sobre a mesa.

Havia, ainda, algumas bandeirinhas, mas a ansiedade da Catarina ao ver o bolo foi tamanha que nem deu tempo de pregá-las na parede.

O cardápio da nossa festa foi o seguinte: bolo e alguns salgadinhos comprados, brigadeiro de coco queimado (que enrolamos juntas), água com gás para mim, cerveja para o Evandro e água sem gás para a Chinesi.

Se você quiser preparar os salgadinhos, sugiro que faça essa receita.

Se quiser preparar o brigadeiro de coco queimado, anote aí:

Brigadeiro de coco queimado

brigadeiro de coco queimado

Ingredientes:

    • 1 lata de leite condensado;
    • 1 caixa de creme de leite;
    • Meia xícara de coco queimado (tem pronto de pacotinho ou pode-se mexer o coco ralado branco numa frigideira, em fogo brando, até queimar);
    • 1 colher (sobremesa) de manteiga
    •  
    • Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes numa panela e mexa até engrossar. O ponto ideal é quando passamos uma colher no meio da panela e uma linha mostrando o fundo é formado. Se o caminho formado pela colher demorar para fechar, o ponto (chamado de estrada) está correto. Do contrário, cozinhe mais um pouco.

Transfira o doce para um prato untado e aguarde esfriar completamente antes de enrolar. O ideal é fazer de véspera e deixá-lo esfriar em temperatura ambiente.

 

Mesmo simples, a festinha foi um sucesso. Eu fiquei surpresa com o tanto de comentários que me enviaram pelas redes sociais. 

Escrevi esse post para te dizer que não é necessário muita coisa para alegrar uma criança. Em verdade, muitas das festas de aniversário são feitas para cumprir anseios dos pais, porém, se há amor, não importa quanto a festa custou.

Por isso, não deixe jamais de comemorar o aniversário do seu filhote – ainda que seja em tempo de isolamento social. 

Um forte abraço e até o próximo post.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *