A germinação como ensinamento para nossos filhos.
A experiência da germinação de uma semente com a criança é atividade que coopera com o processo educativo e ajuda no desenvolvimento dos valores humanos. Ensina, por exemplo, perseverança e paciência (porque o tempo da semente é alheio ao nosso); respeito com o processo de formação da comida (que é aquilo que vem da natureza e não da caixa de comida pronta comprada no supermercado); necessidade de cuidado e zelo com o trabalho que se executa (pois colhe-se frutos como consequência de um trabalho bem-feito).
É possível ensinar virtudes a uma criança? Sim, utilizando a linguagem que ela entende.
Hoje quero propor para vocês uma experiência simples, mas cheia de simbologia para ajudar no desenvolvimento das nossas crianças: a germinação de uma semente.
Fazíamos isso na escola, antigamente. Muitos de vocês, que agora me leem, deve ter feito na escola a experiência do feijão na bola de algodão molhada. Esse experimento é carregado de simbologia porque com ele ensinamos vários valores para a criança.
Do que precisaremos para prepara a germinação como ensinamento para nossos filhos?
- Travessa de vidro;
- Água;
- Um punhado de trigo em grão.
Trigo em grão é facilmente encontrado no supermercado, na sessão de produtos naturais. Tem custo relativamente acessível – na data em que escrevo esse artigo custa por volta de R$ 8 o pacote com 400g.
Outros grãos podem ser utilizados para germinação, tais como chia, linhaça, amêndoa, abóbora, feijão e grão de bico.
Nutricionalmente, a germinação de grãos eleva para até 20 vezes o teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras que possui um grão comum. É a notícia que o site Dermaclub compartilhou no artigo que pode ser acessado por aqui.
Na culinária o grão germinado vai bem com saladas, seja de folhas, seja vinagrete. Para prepará-lo é bem simples e parecido com o modo de se fazer feijão: deixe os grãos de molho em água a noite toda e depois cozinhe até amolecer. Tempere como desejar e sirva.
Os bebês abaixo de 2 anos podem engasgar-se com os grãos inteiros. Por isso, para eles, cozinhe até quase desmanchar os grãos e sirva amassado ou triturado.
O processo da germinação é simples. Siga o passo a passo abaixo:
1 Comece lavando as sementes em água corrente.
2 Escorra as sementes e coloque no pote de vidro. Pode, obviamente, ser utilizado um pote de plástico, contudo a criança não conseguirá ver a magia da geminação por inteiro/ em todos os ângulos.
3 Cubra as sementes com água (aproximadamente 3x a quantidade de sementes) e deixe de molho por 12 horas, coberta com um pano de prato.
4 No fim do molho é possível, em alguns casos, já observar o nascimento de alguns brotos. Veja a foto abaixo do dia 1 da nossa germinação:
5 Lave as sementes e escorra numa peneira.
6 Volte para a tigela de vidro, cubra com pano de prato (para evitar que pousem moscas) e repita o processo de lavar e escorrer por 2 ou 3 vezes ao dia, até geminar como na foto abaixo. A depender das condições de luz e temperatura o processo demora de 2 a 5 dias.
Nesse ponto de broto, nossa germinação pode ser consumida como salada, como elemento vegetal no sanduiche, no suco verde etc.
Para o consumo, sugiro que a germinação não ultrapasse 2 cm. Atingido esse ponto, pare o processo e guarde na geladeira.
Mostre para seu filho como a semente cresce em todos os ângulos e converse com ele sobre o processo.
_ Olha filho, nossa semente que era seca está crescendo. Você percebe que nossa comida tem vida? Percebe também que quando colocamos nossa atenção e cuidados sobre a semente que era dura e seca ela rendeu frutos?
7 Após a germinação alcançar aproximadamente 2 cm, sugiro seguirmos com o processo para que nossas crianças acompanhe a transformação do broto em grama.
Mantenha os brotos dentro do pote de vidro, ou transfira para um vaso com terra. Encarregue sua criança do dever de borrifar água na plantinha 2 ou 3 vezes ao dia. Se estiver muito calor, aumente para 4.
Diariamente os olhinhos ávidos dos pequenininhos vão se deslumbrar com o crescimento da sua planta, que rapidamente evolui de tamanho.
Obs: a grama pode ser utilizada no suco verde.
De maneira prática podemos ensinar nossos filhos que a trajetória de uma vida é composta por diferentes tempos: de plantar, de cuidar, de esperar e de colher.
Deixo, por fim, a sugestão de um livro infantil em que sua autora, de maneira poética, conta a historia de uma pequena semente que se transformou em uma bela arvore, capaz de abrigar a historia de uma vida e de realizar o desejo de uma criança.
Se você plantar uma sementinha, Elly Mackay, editora Panda Books.
Espero que esse artigo tenha contribuído para você e se gostou, compartilhe com quem também pode se aproveitar dele.
Um abraço e até mais.