COMO FAZER MINESTRONE
Você quer aprender como fazer Minestrone? Veio ao artigo certo.
De inicio preciso te explicar que não será uma receita nos moldes que estamos acostumados a ler com o tópico ingredientes/modo de fazer.
Dediquei tempo e estudo para esse artigo porque quero que você aprenda a fazer minestrone de maneira técnica, do mesmo modo que os grandes chef’s de cozinha fazem: nossas crianças merecem.
Se você entender a técnica, então os ingredientes serão escolhas pessoais. Graças às combinações infinitas que o minestrone nos permite, uma vez aprendido o jeito certo de fazer temos a liberdade para escolher os ingredientes que mais gostamos ou o que temos disponível na geladeira, sem as limitações de uma receita. Mas fiquem tranquilos, não deixareis vocês no vazio e apresentarei aqui algumas sugestões.
Minestrones são sopas feitas com base de caldos claros. Dito de outro modo, é um líquido muito saboroso adicionado de outros ingredientes.
São refeições deliciosas, rápidas de fazer e bastante satisfatória.
Quando olhamos para uma sopa clara, não conseguimos saber se foi feita com base em caldos ou com base em consomê. Basicamente, o que distingue os dois é apenas a técnica usada para fazê-los.
Consomê
O consomê é mais rico em sabor e por isso mesmo é comum servi-lo puro, sem adição de outros elementos. Já os caldos são menos concentrados em sabor e por isso as sopas claras feitas a partir de caldos necessariamente contém outros ingredientes.
Consomê é uma versão clarificada do caldo. Através de um filtro fino parte da gordura do caldo é eliminada (outra opção é criar uma “jangada” com clara de ovo que é mexida suavemente para formação de uma espuma que deve ser eliminada). É preciso tempo, paciência e disposição porque durante a etapa de clarificação será necessário longo cozimento do caldo sem permitir que ele chegue à fervura.
Vamos aprender como fazer minestrone com base em caldo claro.
Sopas claras a base de caldos pode ser muito rápida de fazer, desde que você tenha um suprimento de caldo à mão.
Fiz um artigo sobre caldos aqui no blog, e você pode começar seu estudo por lá. Clique em como fazer caldos para acessar.
1 Todo minestrone começa como o refogar de alguns ingredientes e uma gordura, para que a principal base de sabor seja formada.
Tecnicamente, esses ingredientes (que preparam a base principal de sabor) têm nome próprio: Mirepoix (se pronuncia “mirepoá”).
Na prática, pegamos uma porção de gordura (pancetta defumada é bom porque agrega muito sabor) e refogamos com alguns vegetais (como sugestão, cenoura, aipo e cebola – tudo cortado em pequenos cubos).
Então, na prática, você deve aquecer uma panela grande e nela adicionar pedaços pequenos de pancetta. Na sequência adicione pedaços de mirepoix (sugeri cenoura, cebola e aipo).
E aqui está um dos segredos do sucesso da sua sopa: não tenha pressa nesse primeiro passo, pois é nesse momento que sua principal base de sabor está sendo criada.
O refogado deve cozinhar os vegetais até que estejam macios e translúcidos, como a foto que capitei para vocês do curso Rouxbe, onde estudo.
É importante nessa fase, temperar o refogado com um pouco de sal. Isso ajuda trazer o sabor dos legumes enquanto eles cozinham. Por isso, como disse: não se apresse nessa fase.
2 Quando os legumes alcançarem a cor translúcida, como a foto do curso Rouxbe, ingredientes mais delicados podem ser adicionados sem o risco de queimar, como por exemplo:
- Alho.
- Especiarias (buquê garni);
- Casca de queijo parmesão,
- Tomates;
3 O próximo passo é adicionar o ingrediente líquido.
Água pode ser adicionada, mas é importante que você saiba que quanto mais sabor você constrói em cada etapa do processo de cozimento, melhor o resultado será.
Mas se você não tiver à sua disposição o caldo caseiro, use água e siga a técnica dessa receita – já fiz dos dois jeitos e o resultado é sempre muito bom, embora com caldo seja mais intenso.
Qual a quantidade de liquido que devo adicionar? Isso depende da textura que você deseja para a sua sopa, se mais rala ou mais espessa.
Aconselho cobrir os ingredientes com o liquido e ter mais caldo quente à disposição numa jarra para ir adicionando conforme precisa.
Uma vez que o liquido tiver sido adicionado, cozinhe a sopa suavemente por cerca de 10 a 15 minutos, para permitir que os sabores se mesclem.
Retire eventual espuma que se forma na superfície e mexa ocasionalmente.
4 Após o cozimento de 10-15 minutos, ingredientes adicionais podem ser acrescentados como, por exemplo, batatas, abobrinhas, ervilhas, brócolis, mandioquinha etc.
Certifique-se que os legumes sejam cortados aproximadamente do mesmo tamanho e adicione ao caldo fervendo na ordem do tempo de cozimento necessário. Ou seja, os ingredientes mais duros como as batatas devem ser acrescentados antes dos mais moles, como a abobrinha, para produzir uma textura melhor.
Ingredientes rico em amido, tais como massa e feijões, podem ser preparados separadamente para assegurar uma sopa mais clara. Uma vez preparados podem ser adicionados à sopa.
5 Lembre de provar a sopa ao longo do caminho e tempere se necessário. Por aqui, como a Catarina já está com 4 anos de idade (quando escrevo esse artigo) tenho utilizado um pouco de pimenta do reino moída na hora.
6 Hortaliças (como couve, espinafre, acelga etc) e ervas frescas devem ser adicionadas perto do final do cozimento, para que seja mantido sua cor e textura.
As ervas frescas aqui citadas não se confundem com as especiarias citadas no passo 2. Ervas frescas são, por exemplo, salsinha, coentro, manjericão. São folhas que não reagem muito bem a longa exposição ao calor. Especiarias, de modo contrário, liberam melhor seu sabor quando expostas ao cozimento, como por exemplo tomilho, alecrim, sálvia, louro etc.
7 Concluído o cozimento do minestrone, ele merece ser servido no seu melhor prato fundo e decorado. A decoração pode ser de infinitas formas – como sugestão indico:
- Um fio de azeite de oliva;
- Uma colher de pesto fresco;
- Queijo parmesão ralado.
Segue agora uma sugestão de ingredientes que uso em um dos Minestrone que faço aqui na minha casa.
INGREDIENTES:
- Azeite de oliva;
- 4 tiras de pancetta defumada;
- 1 cebola grande descascada e cortada em cubos pequenos;
- 2 cenouras descascadas e cortadas em cubos pequenos;
- 2 talos de aipo (salsão) picados em cubos pequenos;
- 3 dentes de alho cortados finamente;
- 1 punhado de manjericão fresco (folhas e talos separados);
- 1 lata de tomate pelado (corte os tomates grosseiramente);
- 1 pedaço de casca de queijo parmesão (se tiver);
- 1 taça de vinho tinto seco;
- Caldo de galinha ou vegetais (use água filtrada se não tiver);
- 1 batata grande cortada em cubos pequenos e pré-cozida;
- 1 abobrinha pequena cortada em cubos pequenos;
- 50g de macarrão cozido;
- Folhas de couve ou de espinafre lavados e picados grosseiramente;
- 1 concha de feijão branco cozido previamente; (apenda como cozinhar feijão para o bebê aqui)
- Sal (se o bebê tiver menos de 2 anos siga a orientação do pediatra/nutricionista);
Nota: No livro sobre introdução alimentar complementar do bebê com o Fogãozinho tem tópico explicativo sobre o sal. Tenha acesso a ele por aqui.
MODO DE FAZER:
Numa panela grande, borrife azeite de oliva e adicione a pancetta, a cenoura, a cebola e o aipo (mirepoix).
Refogue até alcançar a cor translucida, conforme foi explicado acima (sem se esquecer de polvilhar um pouco de sal nessa etapa).
Adicione o alho e os talos do manjericão cortado finamente (as folhas serão usadas apenas no final do cozimento). O talo da couve também pode ser adicionado nesse momento (separe os talos das folhas e corte em cubinhos).
Acrescente o caldo/água, o vinho tinto, o tomate pelado e a casca de queijo. Cozinhe por 10 minutos.
Acrescente as batatas, o macarrão e as abobrinhas e cozinhe por breves minutos (até a abobrinha ficar all dente).
Por fim, adicione o feijão e as folhas de couve (ou espinafre).
Se achar que a sopa está muito grossa, adicione mais caldo/água.
Ajuste o sal e adicione pimenta do reino moída na hora (se eu bebê já é crescidinho e aprecia).
Sirva com um fio de azeite de oliva e folhas de manjericão rasgadas.
Obrigada por ler esse artigo e até mais.