Como fazer omelete (passo a passo)

Passo a Passo de como fazer uma omelete incrível.

 

Uma boa omelete demanda 3 cuidados importantes:

  • (1) moderação com o sal, porque o ovo adere demais;
  • (2) adição de leite ou água no preparo, porque ajuda obter melhor textura;
  • (3) cozimento em fogo bem baixo com a frigideira tampada.

As combinações dos ingredientes são infinitas. Aqui vou sugerir uma e caso você tenha dúvidas e queira minha ajuda não hesite me chamar.

O que deve ser dito é que, independente da variação, sempre haverá numa omelete ovo + leite/água + um toque mínimo de sal + cozimento em frigideira tampada em fogo bem baixo.

Para uma omelete pequena, prepare: ·

Ingredientes:

  • 2 ovos; ·
  • 2 colheres (sopa) de leite ou água; ·
  • 1 pitada de sal; ·
  • 1 pitada de orégano; ·
  • Meio tomate picado em quadradrinhos pequenos; ·
  • Meia cebola pequena moída no processador de alimentos (ou ralada, ou picada); ·
  • 1 raminho de salsinha picada no menor tamanho que conseguir (pode processar junto com a cebola se achar mais fácil). ·
  • Queijo parmesão ralado (ou outro queijo de sua preferência). Não há necessidade de uma quantidade exata de queijo, que pode ser ao gosto de cada um. De todo modo, para 2 ovos pode-se adicionar 2 colheres de queijo já ralado (de preferência, não use o de pacotinho).

Modo de Fazer:

Abra os ovos 1 a 1 numa xícara e estando fresco (sinta o cheiro) transfira-os para uma tigela. Acrescente a pitada de sal, o orégano e o leite/água. Misture tudo com a ajuda de um garfo ou de um batedor de arame (fuê). Após, adicione os demais ingredientes (tomate, cebola, salsinha, queijo) e misture bem aos ovos que já estão na tigela.

Sobre a frigideira: A frigideira precisa ser antiaderente e quanto menor ela for mais fácil será. Isso porque será necessário virar a omelete para cozinhar dos dois lados, de modo que, se ela for mais ou menos do tamanho de uma escumadeira/espátula, consegue-se virar sem quebrar. Unte a frigideira com manteiga e leve ao fogo para pré-aquecer e então despeje todo o conteúdo da tigela. Tampe a panela e abaixe a chama do fogo no mínimo.

De vez em quando abra a tampa e verifique o cozimento. O momento de virar será quando a omelete estiver 90% cozida (ela já tem uma estrutura durinha mas ainda está molhada na parte de cima).  Para quem gosta de ovo mole, neste ponto a omelete já está pronta.

Se a frigideira for pequena, ajeite com cuidado a omelete em cima da uma escumadeira e vire.

Outra opção é deslizar a omelete em cima de um prato raso e depois devolver para a panela (com o lado cru para baixo). Como a frigideira é anti-aderente basta soltar as laterais e a omelete já deslizará facilmente. Sobre o prato a omelete ficará com a parte cozida para baixo e a parte crua para cima (exatamente como estava na frigideira). Então coloque a frigideira de cabeça para baixo em cima do prato e com a ajuda de um pano vire-o, fazendo com que a parte crua da omelete vá para o fundo da frigideira (a foto abaixo facilitará o entendimento).

Tampe novamente a frigideira e aguarde mais 1 ou 2 minutos. Dê uma breve levantada na omelete para conferir se está brevemente dourado.  Deslize a omelete em um prato e sirva com uma salada.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *