ABACATE E TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELE
É provável que você, assim como eu, se surpreenda com a informação de que existem mais de 500 tipos de abacate catalogados. É o que diz Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA).
No Brasil, o cultivo se concentra em 7 variedades – o que ainda considero bastante. Passei toda a infância comendo abacate de quintal com açúcar e só depois de adulta vim experimentar avocado – espécie de abacate pequeno, de casca verde escura (quase negra) e sabor amanteigado (usado para fazer guacamole).
O abacate, assim como o ovo, o café, o chocolate etc também já foi marginalizado e condenado a alimento não benéfico a saúde. Dizia-se tratar de fruta muito calórica.
Depois novos estudos reconheceram as qualidades do abacate. De fato, ele é rico em gordura, mas GORDURA BOA. Tão boa que o consumo da fruta se mostrou capaz de diminuir colesterol ruim além de uma série de micronutrientes valiosos, como o potássio (importante para o controle da pressão arterial) e o magnésio (que possui inúmeros benefícios como, regular níveis de açúcar no sangue, melhorar enxaqueca, azia, constipação. Leia mais sobre magnésio aqui .
Desde que me dispus a estudar comidas tenho observado que embora, vez por outra, surja modismos na culinária a regra para uma alimentação saudável é bem simples: coma de forma variada aquilo que vem da natureza.
Acredite em mim, a esmagadora maioria das pessoas não são intolerantes ao gluten. Somos, em verdade, todos intolerantes a comida ultraprocessada. Quase toda comida pronta em saco, caixa ou pote contém substância química, ainda que apenas com aromatizante adicional. É o caso do suco de caixinha, por exemplo. Na embalagem lê-se: suco integral; 100% da fruta; totalmente do bem. Mas quando olhamos o rótulo lá está escrito: açúcar, aromatizantes, corantes etc.
Voltando ao abacate.
Amadurecimento e Conservação
O abacate é encontrado o ano todo e raramente é vendido maduro. Para amadurecer, basta deixá-lo em temperatura ambiente (leva de 3 a 6 dias) ou, se estiver com pressa, coloque-o dentro de um saco de papel com uma banana, ou uma maça ou um tomate – o gás etileno liberado por essas frutas aceleram o amadurecimento.
Para testar se o abacate está maduro, antes de cortá-lo, tente remover com a unha a base do talo que fica na ponta do abacate. Se soltar com facilidade, ele está pronto para o consumo.
A polpa do abacate escurece quando exposto ao ar. Pincelar suco de limão sobre ele ajuda, porque o suco ácido desacelera o processo de oxidação.
Para guardar o abacate já cortado, mantenha-o na casca e embale em filme plástico, pressionando contra a polpa. Guarde na geladeira.
Outra opção de armazenamento é congelar. Corte a fruta em cubos e espalhe-os numa assadeira (para não ficar amontoado). Depois transfira os cubos congelados em saco plástico apropriado e terá abacate e casa por 3 meses.
Como oferecer o abacate para o bebê
Opção 1 – In natura
Basta amassar com o garfo.
Opção 2 – Com outras frutas
Abacate combina com limão. Pingue algumas gotas sobre o abacate amassado e ofereça ao bebê.
Há ainda um mix de frutas que oferecia para Catarina que é delicioso. Misture 3 colheres (sopa) de abacate com 1/2 banana madura e suco de 1/2 laranja pera.
Opção 3 – Papinha salgada: Pasta de ervilhas com abacate
Ingredientes:
- 1 avocado maduro
- 100 gr de ervilha congelada
- Meia cebola picadinha
- 1 colher de azeite
- Caldo de meio limão
- Folhas de coentro (ou salsa)
- Sal (se o pediatra autorizar)
Modo de fazer:
Numa frigideira refogue a cebola com o azeite até dourar. Adicione as ervilhas e mexa por aproximadamente 2 minutos (apenas para descongelar).
Transfira o refogado para um pilão (ou processador de alimentos) e adicione o caldo de limão, as folhas de coentro, o sal e soque (ou pulse) algumas vezes, até formar um purê rústico.
Transfira a pasta para uma tigela e misture ao avocado previamente amassado com um garfo.
Abacate para os crescidinhos
Opção 1 – Na salada
Na salada salgada, combina com folhas verdes e sabor ácido do suco de limão.
Na salada de fruta, embora pouco utilizado, proporciona cremosidade. Experimente!
Opção 2 – Guacamole
Petisco mexicano muito popular, pode ser preparado de maneira bem simples.
Amasse com o avocado (que precisa estar bem maduro) com o garfo, regue com azeite e tempere com limão, sal e pimenta do reino.
Adicione pedacinhos de tomate, folhas de coentro (ou salsa) e manjericão.
Dica 1 – Além de aperitivo pode ser utilizado como acompanhamento de peixe grelhado.
Dica 2 – Se pretende preparar com antecedência, pressione filme plástico sobre a superfície do Guacamole e leve à geladeira. Desconsidere a lenda de que enfiar o caroço da fruta dentro do guacamole vai impedir seu escurecimento – é o aumento da acidez que desacelera a oxidação da fruta.
Opção 3 – Vitamina
Vitamina de abacate marcou a minha geração. Bastava bater, no liquidificador, abacate com leite e açúcar e a sobremesa gostosa e barata estava pronta. Sugiro, hoje, a adição de folhas de hortelã para proporcionar mais frescor.
Sorvetes de Abacate
Opção 1 – Com Creme de Leite
Ingredientes
- 1 abacate maduro
- Caldo de meio limão
- ¼ xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de creme de leite fresco bem gelado (para garantir textura de chantilly)
Modo de Fazer:
Previamente congele cubos de abacate. Disponha os cubos numa assadeira sem amontoar e leve ao congelador.
Retire os cubos congelador e aguarde alguns minutos (aproximadamente 5 minutos, apenas para quebrar um pouco o gelo).
No processador de alimentos, pulse os pedaços de abacate até despedaçar. Junte o creme de leite, o suco de limão, a açúcar e deixe bater até adquirir a textura cremosa de sorvete. Raspe a lateral do copo do processador para deixar tudo homogêneo.
Variações dessa receita: Adicione pedaços de pistache salgado.
Opção 2 – Com sorvete de Baunilha
Ingredientes:
- Meio abacate maduro previamente congelado em cubos
- 1 xícara (chá) de sorvete de baunilha
- Caldo de 1 limão
Modo de Fazer:
Retire os cubos de abacate do congelador e aguarde 5 minutos para quebrar o gelo. Transfira para um processador de alimentos e adicione os demais ingredientes. Deixe bater até ficar cremoso.
Variação dessa receita: Troque o suco de limão por algumas colheres de licor de cacau e a receita se transforma numa sobremesa conhecida como Coupe Camargo – comum em cardápio português.
Opção 3 – Picolé
Ingredientes:
- 1 avocado maduro
- 200 g de iogurte natural sem açúcar
- Caldo de 1 limão
Modo de Fazer:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater até ficar homogêneo.
Preencha as formas de picolé e leve para congelar. Use copinho descartável de café se não tiver forminhas própria para picolés.
Aproveitando até o caroço
Toda criança precisa conhecer o ciclo dos alimentos e saber que comida não é o pacote pronto da prateleira do supermercado. Creio que é um ensinamento importante.
Frequento com a Catarina uma pracinha que tem um pé de jabuticaba. Ela adora, come até a casca. Outro dia ela apontou para a jabuticabeira pedindo uma frutinha, mas não tinha nenhuma na árvore. Expliquei para ela que teríamos que aguardar a nova safra.
Quando a criança entende o ciclo dos alimentos tende ser alguém que repeita a comida que come. Aproveitar o caroço do abacate para germinar é uma experiencia que vai encher os olhinhos do seu filhotinho. Ele poderá ver pessoalmente o caroço brotando, ganhando folhinhas e entender na prática o que é comida que tem vida.
Passo a passo de como fazer:
Encha um copo com água.
Espete palitos na semente do abacate e encaixe-o sobre a boca de um copo. O ideal é que a água cubra metade da semente.
Deixe o copo perto de uma janela e toda semana troque a água do copo, com absoluta vigilância para não transformar esse experimento em foco de dengue.
A primeira folhinha demora por volta de 2 meses para aparecer – aproveite para explicar à criança sobre a virtude da paciência e a importância que ela tem na nossa vida.
Quando o raminho estiver com mais ou menos 10 cm pode-se transferir para um vasinho e quando a planta estiver grande demais, encontre um jardim para plantar.
Um forte abraço e até o próximo post.
Quantas delícias!
Falar de alimentação saudável me traz boas recordações, partilhar de momentos significativos que transformam vidas.
Tornar se saudável com consciência, preservando a natureza e seu ciclo.