Como fazer Iogurte
Atenção: Iogurte, bem como leite de vaca e seus derivados, devem ser evitados no primeiro ano de vida do bebê porque são alimentos com forte potencial alérgico.
O sabor de um iogurte feito em casa é incomparável. Quem já experimentou pode confirmar.
O sabor, o cheiro, a textura… é tudo melhor se comparado com o potinho comprado. E não é nada difícil de fazer.
Do fermento:
Há fermentos apropriados para produção de iogurte. Eles são encontrados em lojas de produtos naturais em 2 tamanhos, 1 litro ou 3 litros. Se o supermercado for grande é provável que tenha também.
Se quiser comprar pela internet, tem na Amazon – da marca que eu uso geralmente.
Ingredientes:
- 1 litro de leite de saquinho (pasteurizado)
- 2 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 envelope de fermento
Modo de fazer:
Numa panela ou leiteira dissolva o leite em pó no leite líquido e leve ao fogo até ele começar a subir. É importante que o leite não ferva.
Para quem tem termômetro culinário, o fogo deve ser apagado quando o leite atingir a temperatura de 90 graus. Outro indicativo é a formação de espuma na superfície do leite– quando começar a formar, pode retirar do fogão.
Aguarde o esfriamento do leite até 45 graus – isso pode ser aferido colocando o dedo dentro do leite e aguardando 10 segundos. Se você aguentar a temperatura, os lactobacilos também aguentarão.
Se o leite utilizado for o longa vida (de caixinha), o aqueça apenas até atingir 45 graus.
Com o leite na temperatura correta (45 graus), adicione o fermento e misture bem. Distribua em potinhos com tampa e coloque-os dentro de uma bolsa térmica, coller ou caixa de isopor tampada.
Aguarde 12 horas para completa fermentação e então transfira os potinhos para a geladeira.
Notas:
- O leite em pó é opcional. Serve para deixar a textura do iogurte durinha.
- É possível reservar iogurte pronto para a produção de uma nova receita. Nesse caso, basta repetir todo o processo e substituir o fermento por 200 ml de iogurte já pronto e em temperatura ambiente (não pode estar gelado quando for misturado ao leite aquecido a 45 graus).
Fazer iogurte vale a pena
Os benefícios à saúde advindos do iogurte são múltiplos – o mais famoso é a reposição da flora intestinal. E só isso não é pouca coisa.
Você sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro? Você pode não acreditar (eu não acreditei quando li pela primeira vez), mas é no intestino que estão 50% de toda dopamina e 90% de toda serotonina presentes no nosso corpo.
Sabe o que é isso? Isso (serotonina e dopamina) são neurotransmissores responsáveis pelo P.R.A.Z.E.R.
Ééééé Senhores, vejam vocês o nível de importância de um intestino saudável. Pensando nisso, fazer um iogurte caseiro se torna, em verdade, fazer um remédio preventivo. Leia mais sobre isso aqui e ali.
E as opções de receitas com um pote de iogurte pronto na geladeira são inúmeras. Aos poucos vou acrescentando aqui no blog.
Gostou dessas informações? Compartilhe com alguém 😉
Pingback: Abacate e tudo o que você precisa saber sobre ele - Fogãozinho
Heya i’m for the first time here. I came across this
board and I find It really helpful & it helped me out a lot.
I hope to present one thing again and help others like you helped
me.